Case: Sementes Germinex

A Germinex é uma empresa do agronegócio, classificada como a 10ª maior empresa produtora de sementes de soja do Brasil. Com mais de quatro mil hectares, produz também outros tipos de plantio, como Milho, Sorgo, entre outros.

O Agroacti foi implantado em 2015, e desde então preocupa-se com a controle de sementes e insumos, Ordens de Plantio e gestão dos custos das sementes produzidas. Outros controles são realizados para atender as demandas da Secretaria da Fazenda e do Ministério da Agricultura.

Resultados

Os insumos são alocados ou rateados nas Ordens de Plantio (separadas por parcelas), de forma que vão sendo agregados os valores, até que seja encontrado o custo final da parcela. Com essa informação, é verificado o peso colhido, e, então, encontra-se o custo por quilo das sementes. A consolidação dos custos desses insumos pode ser exemplificada pela figura a seguir:

Com os custos devidamente absorvidos nos centros de gastos, são feitos os rateios e encontrados os valores mensais de cada centro de trabalho. Como uma forma gerencial, é possível extrair gráficos que mostram o progresso da mão de obra aplicada no plantio, conforme o gráfico a seguir:

Por fim, é possível analisar todos os custos aplicados e rateados individualmente em cada uma das ordens de plantio, exibindo os custos com gastos gerais de plantio, mão de obra, beneficiamento (ou subcontratado), custo de material direto (sementes, adubos, fertilizantes, entre outros), depreciação das maquinas e manutenção dos equipamentos.

Esse resultado é de suma importância para a empresa, pois exibir o custo final para produzir um quilo de semente de soja, por exemplo. Também é possível analisar as perdas de processo e identificar qual centro de trabalho está com custo alto na empresa. Essa avaliação pode ser verificada no exemplo abaixo: