Case: Salvagnini

A Salvagnini do Brasil é uma empresa que realiza o suporte técnico (seja comércio de peças e/ou prestação de serviços) das vendas de máquinas. A matriz é localizada na Itália e fabrica máquinas de Dobra, Puncionamento, Prensa, entre outros. Possui também filiais em outros países como Estados Unidos e Áustria.

O Interacti foi implantado em 2009, e desde então preocupa-se em atender à necessidade de valorização de serviços e vendas de peças, identificando os seriais de cada uma das máquinas vendidas, assim como os controles de garantia.

Resultados

Com a devida identificação do serial nas notas de faturamento, é possível levantar indicadores comerciais, como por exemplo identificar um grupo de máquinas que possui um alto índice de manutenção. É possível traçar uma meta de quanto é desejado o valor de manutenção médio. Esse indicador pode ser representado no gráfico a seguir:

Outra preocupação da empresa é o controle de estoque. Como os clientes possuem processos críticos que não podem parar, a visão de estoque mínimo é muito importante para a empresa.

Desta forma, é realizado um controle diário que exibe os produtos, indicando estoque, pedidos de venda em aberto, pedidos de compra em aberto e seu estoque mínimo. Em poucos procedimentos, é possível gerar solicitações de compra para a Matriz e outras filiais, como no exemplo a seguir:

Outro controle implantado na empresa, é a gestão das horas e despesas dos funcionários. Como essa informação é vital para o faturamento, é realizado uma concentração de dados de horas trabalhadas, de viagem, quilometragem, hospedagem, entre outros.

Esses serviços e seus valores são classificados de acordo com os contratos das empresas, e, após ciclos pré-definidos, são faturados. A imagem a seguir mostra um exemplo de relatório extraído com o resultado deste controle:

Após a gestão destas horas, é executado o fechamento da ordem de serviço. Neste momento, é criada uma nota fiscal de serviço documentando todos os gastos da empresa, com as seguintes informações: